Marketing Digital

Tudo o que você precisa saber sobre a aplicação do marketing digital para empresas.

Categoria: Marketing Digital


Marketing Digital


Conceitos do Marketing Digital.



Agora que você já entendeu o verdadeiro significado do marketing digital, vamos revelar seus principais conceitos.

Se você não leu a primeira etapa "Entenda o que é Marketing Digital", por gentileza não continue essa leitura, volte ao início. É importante seguir uma ordem na aquisição das informações sobre o marketing digital.


Agora, se você já leu e compreendeu o que é marketing digital, vamos abordar seus principais conceitos.


Existem centenas de conceitos para aplicação no marketing digital, mas neste post vamos citar apenas alguns deles para não "sobrecarregar" seu aprendizado agora no começo.

Conforme você vai aderindo informações e familiarizando com a rotina diária, vamos abordando mais tópicos. Mas vale lembra que esse conteúdo é rico em informações e já pode ser aplicado em projetos.


Conceitos do Marketing Digital

E-mail Marketing

Redes Sociais

E-commerce

Funil de Vendas

Fluxo de Nutrição


Reserve um tempo e dedique-se as informações, afinal, são de tamanha importância para aplicar em seus ou projetos de clientes.

Vamos lá!




E-mail Marketing

Embora muitos duvidam da capacidade do e-mail marketing, ele ainda é um dos conceitos mais valiosos no marketing digital.

Para os iniciantes em marketing, o e-mail marketing é um tipo de serviço de mensagem que você recebe com frequência de forma automática ao se cadastrar em sites, blogs e lojas de seu interesse.


Sabendo de tamanha importância em usuários ler e-mails, muitas pessoas "tentam" tirar proveito disso, enviando mensagens com propagandas e promoções sem autorizações para pessoas que não têm nenhum interesse. Esse tipo de ação é considerada como spam, e deve ser denunciado.

Para aplicar as técnicas de um bom marketing é necessário diferenciar amadores de profissionais. Minha dica é: Nunca seja um amador, não pratique spam!


Como funciona o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta online, pois você como um administrador de campanha têm informações super importantes sobre seus possíveis clientes e seus principais interesses.

Cada mensagem enviada têm um objetivo a ser atingido, e com tamanhas informações, essa tarefa fica fácil.


Você deve estar se perguntando: Mas eu vou enviar esses e-mails pra quem?

Simples, você vai enviar essas mensagens apenas para pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço que você oferece.

Esse público você conquista dia-a-dia com um simples formulário em seu site, posts em redes sociais, vídeos e até cadastro em seu sistema de gestão.

Dica: Não compre listas de e-mails. Além de ser ilegal, você corre um alto risco de ser detectado como spam, e pra piorar, você não vai atingir seus objetivos.

Construa seu público e verás o quanto é rentável e funcional trabalhar com e-mail marketing.





Redes Sociais

Com o aumento de pessoas conectadas nas redes sociais ficou fácil e divertido atingir e conquistar seu público.

É importante que você, ou sua empresa esteja sempre presente em redes sociais.


Além de fixar sua marca de forma gratuita, você interage com pessoas reais que, talvez hoje até não tenha interesse no que sua empresa ofereça, mas pense pelo lado positivo sempre. Essa pessoa pode ter um amigo interessado em seus produtos ou serviços, pode ter alguém da família, ou simplesmente tem curiosidade sobre o seu trabalho.


Com uma rede social bem configurada e com um conteúdo relevante ao seu trabalho, automaticamente você começa a conquistar seguidores.

Vejamos abaixo um simples exemplo sobre como conquistar seguidores com engajamento em suas redes sociais.


Como conquistar engajamento em minhas redes sociais?

Gosto muito dessa palavra engajamento.

Para mim, engajamento anda bem junto de negócio. Embora no dicionário, engajamento significa "1. contrato para prestação de serviços; ajuste / 2.angariação de indivíduos para fins de emigração.", muitas empresas deixam de acreditar no poder do engajamento.


Vou logo dizendo: Se você não está feliz com o engajamento, você não está feliz com o seu negócio, com a sua forma de negociar, com a sua empresa.


Engajamento faz parte do marketing e é um critério muito importante, pois trata-se do relacionamento de sua empresa com um possível cliente.


Dica: Seja gentil com as pessoas tanto fisicamente quanto nas redes sociais. Primeiro que isso na linguagem popular tem nome de educação, e no vocabulário digita chamamos de Marketing de Relacionamento, que vamos estudar também um pouco á frente.

Comente em posts de outras pessoas e empresas de seu interesse, talvez alguma pessoa só precisa ler um simples "bom dia" para tornar seu seguidor e admirar seu trabalho.

E, se alguém comentar em seu post, responda. Utilize emojis, é sensacional e faz com que a pessoa interprete com mais clareza a sua mensagem.





E-commerce

Também conhecido como "loja virtual", as plataformas de e-commerce crescem a cada ano no Brasil. Pessoas e empresas investem milhares de reais em profissionais qualificados no desenvolvimento e administração da plataforma.


Os principais conceitos do marketing digital em plataformas de e-commerce são os valores competitivos, cupons de descontos, opções de frete grátis, variedade de produtos em estoque e muita comodidade para o cliente. Esses são os princípios de uma loja de vendas na internet.


O e-commerce ao meu ponto de vista, é a melhor forma de trabalho de uma empresa que vende produtos. Aqui não existe fiado, pindura e aquele velho e odiado "marca aí pra mim". Em lojas virtuais, o pagamento é realizado no ato da compra, e caso o pagamento seja negado, o cliente não recebe a mercadoria.


Através de uma loja virtual, é possível obter informações super importantes de clientes. Gostos e opções de cores, tamanhos de calçados ou camisetas, marcas de vinho, enfim, você armazena em seu banco de dados informações que valem ouro. Mas não seja ganancioso, não venda essas informações, use a seu favor em suas campanhas e estratégias de marketing.





Funil de Vendas

O funil de vendas reproduz todas as ações e comportamentos de um usuário, visitante ou cliente, juntando informações e contribuindo para o desenvolvimento de campanhas.


Uma das vantagens do funil de vendas é que essa estratégia pode ser aplicada tanto no marketing digital quanto no marketing direto.

Repare que quando você chega a uma loja física, em questão de segundos um consultor de vendas se apresenta oferecendo ajuda. Esse consultor está absolvendo informações para direcioná-lo á determinado produto, e seu principal objetivo á partir deste momento é concretizar a venda.


Assim também é o funcionamento do funil de vendas no marketing digital. Sites e sistemas absolvem suas informações para direcioná-lo para o produto ou serviço desejado.





Fluxo de Nutrição

Os materiais criados nas campanhas e estratégias do marketing digital aplicados no e-mail marketing, redes sociais, e-commerce, marketing de conteúdo e funil de vendas teem suas importãncias, porém, é necessário unir essas informações e fazer com que seja um trabalho conjunto.


O fluxo de nutrição define quais informações vão ser enviadas para determinado cliente e tamanho potencial a ser alcançado.

Um dos principais objetivos do fluxo de nutrição é construir e manter relacionamentos com seus possíveis clientes através desse conteúdo.





Vamos dar um exemplo:

Quando uma pessoa faz uma pesquisa na internet por determinada palavra, os mecanismos de busca informam direcionamentos para sites que possivelmente oferecem o que você está procurando (entendo que em alguns casos, temos que "minerar" informações, pois muitos sites não são relevantes)..


Após encontrar o que realmente busca na internet, repare que muitos sites oferecem descontos em compras ou downloads gratuitos de ebooks ou arquivos que você necessita e em troca, você apenas preenche um formulário com seu nome, e-mail, cidade, alguns pedem telefone e por fim seleciona um campo onde voc~e concorda em ser notificado quando esse site publicar novas informações ou produtos.


Esse site vai utilizar suas informações para elaborar campanhas estratégicas de vendas, e em um intervalo de tempo você começa a receber e-mails com produtos que você gosta, começa a visualizar anúncios patrocinados de produtos ou serviços que você pesquisou recentemente, ou seja, suas informações foram relevantes para novas campanhas de marketing digital.


O fluxo de nutrição funciona sempre de forma automática e traz enormes benefícios para conversão em vendas.





Está gostando do conteúdo?
Descanse um pouco, recarregue suas energias e se prepara que tem muitas informações boas pela frente!

Você está em: Marketing Digital - Conceitos do Marketing Digital

Leia a Próxima Matéria - Tipos de Marketing Digital ou volte para Entenda o que é Marketing Digital



Espero que tenha tirado o máximo proveito desse material. Compartilhe com amigos, ajude uma pessoa..